- Data:03/SET/2018
No Dia Internacional da Mulher o Incra reafirmou o compromisso na promoção da igualdade de gênero por meio de políticas que incentivam e estimulam o empoderamento feminino. A modalidade de crédito Fomento Mulher vai ao encontro dessa responsabilidade institucional.
Trata-se de uma linha de crédito criada especialmente para as mulheres assentadas da reforma agrária. Por meio do investimento, a beneficiária pode acessar o valor de até R$ 3 mil, em operação única, para a implantação de projeto produtivo, individual ou coletivo, sob responsabilidade da mulher titular do lote.
Em 2017, o Incra investiu a quantia total de R$ 25,5 milhões na aplicação do crédito Fomento Mulher para atender 8.501 famílias. Representou um crescimento de 44 % no investimento em relação ao ano anterior. Para 2018 a meta é incrementar os atendimentos, alcançando 40 mil mulheres assentadas.
“O Incra é um dos precursores no processo de reconhecer a questão do gênero no âmbito do governo federal e temos de continuar tendo esse cuidado na elaboração das políticas, reconhecendo o protagonismo feminino, principalmente na agricultura, e a importância que tem a mulher no desenvolvimento da agricultura familiar e nos assentamentos”, afirma o presidente da autarquia, Leonardo Góes.
O Fomento Mulher integra a primeira fase do Crédito Instalação, que é um financiamento disponibilizado pelo Incra aos beneficiários da reforma agrária. O objetivo é potencializar a produção das trabalhadoras rurais, contribuindo para que as mulheres do campo tenham mais autonomia, incrementem a renda da família e contribuam para a segurança alimentar do assentamento.
Para a trabalhadora Francisca de Fátima Carvalho, do assentamento 17 de Abril, em Teresina (PI), o crédito que ela recebeu no último mês de fevereiro servirá para ampliar sua criação de suínos. “Eu aprendi a criar porcos com a minha mãe e esta sempre foi minha atividade, algo que eu gosto muito. Esse dinheiro servirá para eu comprar mais porcos e mais materiais que eu uso na criação deles”, avalia.
Como acessar
Para acessar o crédito, basta que a trabalhadora rural se encaixe nos critérios do decreto nº. 9.066/2017 – dentre eles estar com todos os dados da família atualizados junto ao Incra, estar inscrita no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e contar com assistência técnica.
O crédito fica disponível por até 180 dias na conta da beneficiária e esta tem até um ano para quitar o valor disponibilizado com 80% de desconto. Após este prazo, o valor deverá ser pago na sua totalidade com correção.
Foto: Tamires Kopp
Fonte: http://www.agroecologia.gov.br/noticia/cr%C3%A9dito-fomento-mulher-impulsiona-independ%C3%AAncia-financeira-da-trabalhadora-rural